Pular para o conteúdo principal

Implicações

IMPLICAÇÕES PRÁTICAS


     O excesso de tecido adiposo aumenta a produção de muitas adipocinas que promovem grande impacto em diversas funções corporais, como controle da ingestão alimentar e balanço energético, sistema imune, sensibilidade à insulina, angiogênese, pressão arterial, metabolismo lipídico e homeostase corporal, situações estas que estão fortemente correlacionadas com doenças cardiovasculares. 
Resultado de imagem para tecido conjuntivo adiposo obesidade     Dessa forma, melhor compreensão dos efeitos do tratamento multidisciplinar (atividade física, nutrição, psicologia e clínica) sobre o controle hormonal e de citocinas é um passo importante para desenvolvermos terapias mais eficientes.
Estudos prévios demonstraram que indivíduos com alta concentração de adiponectina são menos suscetíveis a desenvolver diabetes tipo 2 em relação aos que apresentam hipoadiponectinemia. Por outro lado, está bem documentado na literatura que os níveis séricos de adiponectina apresentam-se reduzidos em indivíduos obesos; entretanto, os mecanismos para essa diminuição ainda não estão claros. 
Resultado de imagem para obesidade e exercicio fisico
     Um estudo com mulheres obesas submetidas a tratamento multidisciplinar composto por exercício físico, dieta e acompanhamento psicológico encontrou redução de aproximadamente 10% da massa corporal inicial. Essa redução foi associada com concentrações menores de citocinas pró-inflamatórias, aumento de adiponectina e moléculas de adesão vascular e aumento da resposta vascular. Os autores concluíram então que a redução da massa corporal é um método seguro para diminuir o estado inflamatório e modular a disfunção endotelial dessas mulheres obesas. 
     A adiponectina possui várias funções biológicas. incluindo: antidiabética, anti-inflamatória, antiangiogênica e antitumor. Essa adipocina tem papel importante no câncer e outras patologias associadas à deficiência no sistema imune. Recentemente, foi encontrado que pacientes com vários tipos de câncer (gástrico, no endométrio, próstata e pulmão) têm baixas concentrações de adiponectina sérica. Em ratos com tumor, a administração de adiponectina marcada provocou apoptose de células endoteliais, inibindo o crescimento de tumores. 



REFERÊNCIAS:

PRADO, Wagner Luiz; LOFRANO, Mara Cristina; OYAMA, Lila Missae; DÂMASO, Ana Raimunda. Obesidade e Adipocinas Inflamatórias: Implicações Práticas para a Prescrição de Exercício. Revista Brasileira de Medicina do Esporte – Vol. 15, No 5 – Set/Out, 2009.

http://obesidade2012.files.wordpress.com/2012/05/adipose_tissue1.png

https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/07/saude-obesidade-20160725-03.jpg?quality=70&strip=info&w=1000&h=666&crop=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O TECIDO ADIPOSO

O TECIDO ADIPOSO      O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo, no qual se observa predominância de células adiposas (adipócitos). Essas células podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo frouxo, porém a maioria delas forma grandes agregados, constituindo o tecido adiposo distribuído pelo corpo. Em pessoas de peso normal, o tecido adiposo representa de 20 a 25% do peso corporal na mulher e de 15 a 20% no homem. O tecido adiposo atua com fonte de energia, além de funções como isolamento térmico e contra choques, modela o corpo, sendo responsável por diferenças entre corpos femininos e masculinos, preenche espaços entre outros tecido auxiliando a posição de órgãos em suas posições normais, e possui atividade secretora, sintetizando diversos tipos de moléculas. CALOR       O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, ten...

Prevenção e Tratamento da Obesidade

PREVENÇÃO E TRATAMENTO      O tratamento da obesidade em qualquer fase da vida é de extrema importância devido a sua grande associação com doenças crônico-degenerativas e ao aumento da morbimortalidade no mundo inteiro. Na adolescência, o tratamento se faz mais importante principalmente devido à grande probabilidade do quadro de obesidade se estender à vida adulta, juntamente com os fatores de risco e possíveis danos à saúde. Prevenção da Obesidade     A prevenção da obesidade deve ser iniciada desde a infância, adotando hábitos saudáveis pela família e incentivando a prática de atividade física, pois a construção de tais hábitos ocorre nesta fase.      O aumento de estímulos externos ocasionados pela televisão, internet, incentivaram o consumo de alimentos industrializados ricos em carboidratos e gorduras trans, o que pode explicar, em parte, o aumento da incidência de obesidade na população. Tratamento da Obesidade...

A Obesidade

A Obesidade           O Stedman’s Medical Dictionary (2000) define doença como: 1º. Interrupção, cessação, ou desordem na função corporal, sistêmica ou orgânica; 2º. Uma entidade mórbida caracterizada usualmente por pelo menos dois dos três critérios: agentes etiológicos reconhecidos; grupo de sinais e sintomas identificados; ou consistentes alterações anatômicas; 3º. Literalmente, doença é o oposto de saúde, onde algo está errado na função corporal.       A obesidade claramente se encaixa na definição acima, sendo reconhecida oficialmente como doença desde 1985. Marti e Martinez (2001) definem obesidade como uma condição patológica acompanhada por acúmulo excessivo de gordura quando comparada com valores previstos para dada estatura, gênero e idade. Conway & René (2004) categoricamente afirmam que a obesidade é uma doença complexa de etiologia multifacetada, com sua própria fisiopatologia, comorbidades e ...